10 lembrancinhas de casamento que você precisa conhecer

Ufa! Mas depois de muito tempo sumida desse espaço, que tal voltar com força total?

Hoje eu estava conversando com uma noiva de orçamento curto que me trouxe uma re-la-ção de lembrancinhas que ela queria. Uma era para os pais, outras para as crianças, outras para os padrinhos, outras só para as mulheres e outra só para os homens.

Mas… será que precisamos mesmo de tanta coisa para fazer um convidado feliz? Vamos fazer uma reflexão sobre as lembrancinhas? Nós selecionamos 10 lembranças para você se inspirar para o seu casamento!

 

1 – O bom e velho bem-casado

 

 (Esses são da Gisele Bem casados. Foto da SA Fotografia)

(Esses são da Gisele Bem casados. Foto da SA Fotografia)

Reza a lenda que o docinho bem-casado tem mais de 100 anos de existência e surgiu lá na terrinha, em Portugal. A sobremesa representa a união entre os noivos, selada pela cumplicidade e respeito mútuo (ou, no caso, uma deliciosa camada de doce de leite!).

 

Para ter sorte na união, é preciso distribuir um bem-casado para cada convidado que, por sua vez, também será abençoado com a felicidade dos noivos e poderá fazer um pedido antes da primeira mordida. Mito ou não, o bem-casado é uma das lembranças de casamento mais tradicionais e também mais atrativas!

 

O recheio mais usado é, sem dúvidas, o doce de leite, mas já existem variações tão igualmente deliciosas, como chocolate, maracujá, ganache branco e até pistache. A embalagem pode ser papel crepom ou celofane com fita de cetim, tecido, sacolinhas ou até caixinhas mais estilizadas. No Rio de Janeiro, a média de preços para o doce gira em torno de R$ 3,00, a depender da embalagem e do recheio escolhidos.

 

Apesar do que manda a tradição, o ideal é calcular 1 ½ bem-casado por pessoa. Afinal, sabemos que sempre tem aquele convidado que adora atacar a mesa de doces! Tudo bem, não é por mal e nós também adoramos! Então, para não errar, é melhor jogar a conta sempre um pouco para cima.

 

De toda forma, a quantidade pode variar um pouco de festa para festa. Em uma celebração sem bebida alcoólica, como em alguns casamentos evangélicos, por exemplo, pode ser necessário aumentar um pouco o número de doces. Além disso, você pode também querer combinar o bem-casado com um outro tipo de sobremesa, como o brownie, por exemplo. Assim, a quantidade do tradicional bolinho pode diminuir um pouco.

 

2 – Como reza o figurino: as amêndoas

amendoas

Foto: site Constance Zahn

As amêndoas confeitadas também são uma lembrança de casamento repleta de significados. Há muitas lendas envolvendo o doce, seja pela tradição italiana ou grega – as duas principais culturas que incorporaram as amêndoas em suas cerimônias.

 

Há quem diga que o sabor, meio adocicado meio amargo, representa a “amargura” da vida que é “adocicada” pelo amor e o casamento. Ou então que as amêndoas possuem o mesmo significado do bem casado: duas partes unidas pela doçura do amor.

 

Mas as amêndoas confeitadas possuem ainda uma tradição a mais: o comum é distribui-las em número ímpar para seus convidados. Assim, cada amêndoa representa um dos votos que se deseja para a cerimônia. O mais clássico é que sejam entregues cinco amêndoas para cada convidado, que representam cada uma: felicidade, fertilidade, longevidade, riqueza e saúde.

 

As amêndoas podem ser brancas, como manda a tradição, ou ainda em outras cores. Como o bem-casado, podem ser distribuídas em sacolas personalizadas ou ainda em caixinhas e outras embalagens de papel.

 

Para as convidadas solteiras, as amêndoas confeitadas têm ainda uma função a mais. Quem colocá-las embaixo do travesseiro irá sonhar com o futuro pretendente!

 

3 – Lembrança no calor ou no frio

(Foto 1 - blog Noivinhas de Luxo / Foto 2 -Maira Erlich/ Hugo Sá - Meu diaD)

(Foto 1 – blog Noivinhas de Luxo / Foto 2 -Maira Erlich/ Hugo Sá – Meu diaD)

Fugindo um pouco da regra, você pode ainda distribuir lembranças no seu casamento que tornem o evento mais confortável e agradável para seus convidados. Um exemplo é distribuir leques de madeira bem delicados se o casamento acontecer no verão ou em algum lugar aberto e quente.

 

Ou então lenços de pashmina para casamentos em dias mais frios ou durante a noite (quem nunca sofreu com um vestido aberto demais durante a festa?).

 

4 – Chinelos ou rasteirinhas para aliviar os pés

 

Foto dos queridos da AmoTu Fotografia no casamento da Grazi e do Felipe

Foto dos queridos da AmoTu Fotografia no casamento da Grazi e do Felipe

 

Vira e mexe eu ouço alguma noiva dizer: “- Mas chinelo??? Ainda se usa isso?”  Sim, baby. Se usa, se mata, se estapeia por isso. Digo que não é modismo, mas uma coisa que veio para ficar.

 

Já falamos aqui no Baronesa um pouco sobre os chinelos e os milagres que eles provocam na sua festa! Você pode ler mais sobre quantidades, preços e outras dicas nesse post. Eles animam os convidados e levam para a pista de dança os que ainda não estavam comemorando por conta daquele salto alto.

Você pode até fazer um kit chinelinho + escalda pés, o que acham?

 

5 – Temperando o casamento

PicsArt_01-23-05.28.14

 

Outra ideia que foge do tradicional é distribuir potinhos com temperos ou molhinho de pimenta. A ideia é espalhar o tempero do amor que uniu o casal entre os amigos e familiares presentes. Você pode escolher seu tempero favorito e, o melhor, fazer você mesmo essa lembrancinha!

A pimenta especificamente pode representar o quanto os convidados apimentaram e animaram a sua festa e você pode, inclusive, preparar o condimento você mesma. Existem várias receitas deliciosas de pimenta caseira.

Mas aqui vai uma ressalva para o DIY (Do it yourself – Faça você mesmo): cuidado para não se sobrecarregar! Por mais simples que pareça a ideia, ela vai exigir de você tempo e dedicação. Portanto, o ideal é deixar tudo adiantado para não ter que, na véspera do seu casamento, virar a madrugada terminando as lembrancinhas.

 

6 – Aromatizador de ambientes

PicsArt_01-23-05.27.41

A artesã desses mimos é a Angélica Costa, do RJ.

 

O aromatizador de ambiente é uma das opções de lembrança de casamento que, além de presentear, vão ser também úteis para os convidados. Ao invés de algo descartável ou sem muita função, o aromatizador pode vir a calhar e com certeza será utilizado por muitos dias ainda. É uma forma de perpetuar o casamento e trazer boas lembranças para os que estiveram presentes na cerimônia.

Nesta foto está um conjuntinho com sabonete líquido, mas também pode compor com um home spray. Fica bem legal!

 

7– Lembranças vivas: plantas e mudas

PicsArt_01-23-05.26.51

Reprodução instagram

 

Existem ainda lembrancinhas de casamento que fogem do padrão, sem perder o simbolismo. Um exemplo é distribuir mudas de alguma planta, como rosas, para os convidados. A muda representa muito do que significa um casamento: o amor que precisa ser regado e cultivado, e que vai crescer e gerar frutos.

 

Hoje em dia, as suculentas têm sido bastante utilizadas como lembranças de casamentos. Elas são uma espécie de cacto, bem resistentes e não precisam de muitos cuidados para sobreviver.

 

Outra opção é, além das mudinhas, distribuir sementes em um saquinho personalizado. As sementes vão ter um simbolismo parecido com as plantas, mas podem se tornar uma alternativa mais prática para os convidados carregarem para casa.

 

8 –Cadernos personalizados

 

Mais uma vez uma criação da Angélica Costa, do RJ

Mais uma vez uma criação da Angélica Costa, do RJ

Pensando também no simbolismo, um caderno em branco pode ter muito haver com casamento. Afinal, a união representa mesmo uma página em branco na vida dos noivos, que começam ali a escrever sua história como casal.

 

Você pode fazer um caderno personalizado especialmente para a cerimônia, com fotos ou montagens sobre o casamento. Ou ainda escolher uma opção menos estilizada, mas bem bacaninha para servir como lembrança da sua festa.

 

9 – Mini garrafas de vinho ou outras bebidas

10176199_761476400623993_3390849601987454158_n

Acervo pessoal @baronesacerimonial

 

Se seus convidados apreciam bons drinques, essa é a lembrança de casamento ideal! Mini garrafas de vinho ou alguma outra bebida, como whisky, podem vir a calhar e satisfazer grande parte dos convidados.

 

Você pode ainda combinar e presentear os convidados com uma minigarrafa de bebida alcóolica e um pacote de chocolates. Aí não tem erro!

Os #NoivosdaBarô Natália e Marcello arrasaram com essa mini Amarula e os MM’s personalizados, em 2015!

 

10 – E para não errar: chocolates!

 

Delícia de brigadeiro de colher da @docefabi_

Delícia de brigadeiro de colher da @docefabi_

Se depois de tantas dicas e ideias ficou difícil escolher uma das opções, uma boa saída são os chocolates! Afinal, quem não gosta do doce? É uma ideia clássica e que pode ser servida de diversas formas, seja através de barras de chocolate, brownies, bolinhos de canecas ou docinhos confeitados.

 

Seja qual for sua escolha, lembre-se que as lembrancinhas de casamento são um mimo a mais para seus convidados! O mais importante é estar todos juntos festejando esse dia tão importante!

<3

 

Legal, né? Estamos a todo vapor para 2017 e para 2018! Quer conhecer nosso trabalho de assessoria e cerimonial no RJ? Mande um email para a gente!

[email protected]

Com carinho,

Andressa Santos.

 

 

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *