Decoração de eventos – manual de orientação para noivas {Parte 4}

Por quinta-feira, maio 26, 2016 0 No tags

Planejando a decoração da casa de festas

 

Escolhendo seu decorador

 

Transformar o salão que você contratou só com paredes e teto em um cenário dos sonhos pode ser um longo e árduo caminho. É só você pensar que ali vão ser colocados cada tapete, vela, guardanapo, cadeira, sofá, plantas e flores em detalhes mínimos, para tudo ficar bem estruturado. É claro que você vai precisar da ajuda do seu decorador! Mas como chegar até a pessoa que vai concretizar todo seu sonho e projeto de decoração?

Existem diversos perfis de profissionais no mercado, desde os mais tradicionais, que têm como marca registrada a sua suntuosidade em forma de prataria e luxo, até os mais descolados, que podem dar um tom leve e descontraído para a decoração do seu casamento. Seu decorador será sua alma gêmea e a alma gêmea do seu evento. Então, é importante que ele tenha o estilo dos seus sonhos, mas também deve ter credibilidade e um orçamento compatível com o seu projeto.

E quem vai te ajudar nessa busca? Sua cerimonialista! Se quiser saber mais sobre cerimonial de festas e casamentos, é só ler o nosso post sobre para que serve um bom cerimonial. (Clique aqui e leia o post)

 

Preenchendo o salão vazio

 

Nas casas de festas, normalmente, existem dois tipos de contrato: aquele que você aluga o salão vazio e entra com todos os itens e móveis, ou ainda o estilo pacotão, que já oferece um projeto de decoração pronto. Vamos falar primeiro sobre o salão vazio?

Contratando o salão sem nenhum item de decoração da casa, são inúmeros os itens a serem analisados. Será necessário alugar cada talher e móvel que irá compor o ambiente, além de contratar os profissionais responsáveis pela iluminação e pela pista de dança.

Para isso, é importante contratar um decorador, pois é ele quem vai elaborar um projeto de decoração de casamento especial para sua festa e para sua cerimônia. Quais cores você escolheu, quais materiais, estampas, o mobiliário e se o espaço da festa é aberto ou fechado. Tudo isso levando em conta todos aqueles detalhes sobre os quais já falamos aqui neste post.

O decorador irá fazer diversas visitas técnicas ao local, para definir onde cada peça da decoração será colocada, medir as distâncias e fazer uma planta baixa para seu projeto de decoração. Todo o mobiliário, iluminação e organização ficam por conta dele, sob aprovação da noiva, é claro, e dentro do orçamento estimado na primeira reunião que vocês tiverem.

Uma coisa muito importante para se ter em conta é a locação de peças. Vale a pena sempre conferir o preço do frete de peças e mobiliário, isso porque, algumas vezes, o valor é muito alto!

Mesmo que um aparador estilo rústico, que você tanto queria para compor o tema da decoração do casamento, esteja com um preço de aluguel viável, pode ser que o frete para transportá-lo até a casa de festas seja o dobro do seu valor. Já vimos disparidades como essa acontecerem diversas vezes. Então, fique de olho e faça os cálculos!

E não esqueça: quem procura, acha. Nada de desanimar se isso ocorrer! Existem diversos serviços de locação de peças para decoração de casamento e é muito provável que você encontre uma peça tão bonita (ou até mais) quanto.

Decorar a casa de festas com um salão vazio é, sem dúvidas, um projeto mais longo e trabalhoso. A grande vantagem é ter um casamento completamente único! Isso valerá qualquer trabalho e dor de cabeça, pois você poderá moldar detalhe por detalhe da decoração

 

Personalizando a casa de festas

 

No estilo pacotão, a casa de festa já oferece tudo para decorar e servir sua festa. Nesse tipo de serviço, normalmente, os preços são mais em conta e você acaba economizando um pouco no orçamento. Em contrapartida, o projeto de decoração fica menos estilizado.

Dependendo da casa de festas, é possível personalizar um pouco o pacote oferecido. A casa de festas pode oferecer algumas opções a mais, como toalhas de mesa de estilo e cores diferentes, ou ainda cadeiras em diferentes modelos. Assim, você pode ir montando a decoração de acordo com o seu gosto.

A diferença deste tipo de serviço para o que falamos no tópico anterior é que você não pode contratar um decorador por fora e o projeto de decoração acaba sendo feito por profissionais da própria casa.

Dicas de como economizar

 

É claro que toda economia deve vir acompanhada de bom gosto. A boa notícia é que existem diversas tendências para decoração de casamento que juntam os dois! Uma delas é o DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo).

A ideia é elaborar alguns itens você mesma, mas que não vão ter cara de amador. Nada de resto de cola ou tinta escorrendo nas bordas. O DIY ter uma cara bem profissional e sem grandes dificuldades. Um exemplo bem bacana é reaproveitar garrafas de vidro para adornar as flores e arranjos.

custos-decoracao-casamento-casamentolindo-baronesa-cerimonial-assessoria-economico-diy-faca-voce-mesmo

Você pode simplesmente tirar os rótulos, limpar as garrafas e usá-las assim, ou então pintá-las ou envolve-las com fios e tecidos. Tudo bem simples e com um efeito bonito.

custos-decoracao-casamento-casamentolindo-baronesa-cerimonial-assessoria-economico-diy-faca-voce-mesmo-garrafas

Tendência também na decoração de casamento, a pegada eco friendly também cai como uma luva no reaproveitamento de materiais. Além de lindo e criativo, você ajuda o meio ambiente e dá o exemplo para os seus convidados. Ô noiva engajada!

custos-decoracao-casamento-casamentolindo-baronesa-cerimonial-assessoria-economico-diy-faca-voce-mesmo-garrafas-barbante

A lista de ideias DIY vai longe! Mas, vale uma ressalva: faça tudo com muita antecedência! Você não vai querer passar a madrugada anterior ao seu casamento até às três da manhã terminando alguma lembrancinha para os convidados. Na última semana antes do seu casamento, o ideal é descansar, já estar com tudo pronto e controlar a ansiedade para a hora do sim.

E para finalizar, deixamos aqui nosso último recado para este guia definitivo da decoração de casamento: arrisque! Hoje, as cores não precisam ficar só no branco e bege e incorporar elementos inusitados na decoração, como uma lousa de quadro negro, além de alegria e descontração, só ajudam o seu casamento a se tornar ainda mais único e inesquecível.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *