Decoração de eventos – manual de orientação para noivas {Parte 2}

Por terça-feira, maio 24, 2016 0 No tags

O caminho da noiva

Tão importante quanto a festa, a cerimônia religiosa (ou apenas civil) também deve ser levada em conta na hora de decorar seu casamento. É a primeira vez que seus convidados vão ver você vestida de noiva! Portanto, o caminho que a noiva faz até o altar é aquele momento de êxtase e encantamento dos convidados. O momento que levanta lágrimas e sorrisos em meio a suspiros!

É ali, no altar, que o casamento em si ocorre. Na festa, noivo e noiva já estão casados. Portanto, não deixe de pensar com cuidado e atenção a decoração do caminho da noiva! De nada adiantará você estar linda, se o caminho que você fará até o altar não valorizar também a sua produção e a de todos aqueles que também desfilarão pelo tapete.

Se a cerimônia acontecer na Igreja, o primeiro de tudo é conferir as regras do local. Cada igreja possui regras diferentes e que podem influenciar na decoração do casamento. Há igrejas, por exemplo, que não permitem velas ou então que só permitem os decoradores já cadastrados da paróquia.

Outro passo na hora de decorar a igreja é a divisão de custos e decoração. Por volta de cinco meses antes da sua cerimônia, é importante entrar em contato com as outras noivas que se casam no mesmo dia para combinar uma mesma decoração. Isso porque não há tempo hábil para desfazer uma decoração e montar outra em um intervalo tão curto no mesmo dia.

A vantagem disso tudo é que você economiza uma grana! Dividir a decoração também significa dividir custos. O único porém é que, normalmente, a decoração acaba ficando mais simples e neutra. Se você quiser uma decoração única, a saída é alugar os horários próximos ao seu casamento, para que no dia você seja a única noiva, mas isso aumentará bastante os custos.

Para a decoração da igreja, são três fatores básicos que devem ser planejados: o tapete, a iluminação e as flores (e velas, caso sejam permitidas). Seguindo as regras de cada igreja, a ideia é valorizar ainda mais a entrada da noiva até o altar.

O tapete usado nessa hora normalmente é vermelho, por todo sua carga histórica e cultural. A origem desse símbolo não é de todo conhecida, afinal há registros que desde a Grécia Antiga o tapete vermelho já era utilizado como representação de status. O rei Luís XIV foi também um adepto do adorno e o uso do tapete vermelho para receber pessoas com poder e prestígio se consolidou.

No casamento, ele significa um culto feito aos noivos, que são as figuras mais importantes daquele dia. Além disso, apesar de todo esse simbolismo com a cor vermelha, em alguns casamento, a cor do tapete tem sofrido variações. Hoje, já existem tapetes azul, verde, rosa e até mesmo espelhado que fazem com que o caminho da noiva seja ainda mais especial.

o-caminho-da-noiva-decoracao-baronesa-cerimonial

Caso a igreja forneça o tapete, fique atenta ao segredo para não correr riscos: confira antes o estado do tapete e veja se não vale a pena alugar um assim mesmo. E lembre-se que, de acordo com a tradição, a noiva não faz curva, ela segue reto até o altar.

Para a iluminação do chão no caminho da noiva, uma ideia é fazer uma iluminação cruzada na decoração. O casamento ganha um toque diferente e a noiva ganha ainda mais destaque no caminho que vai fazer até o altar. O importante é que a iluminação dê vida e favoreça o vestido da noiva e de seus convidados

Para completar: as flores. Na igreja ou no local onde ocorrerá a cerimônia religiosa, o ideal é colocar algumas colunas de flores ao decorrer do caminho da noiva e nos bancos dos convidados. Vamos falar um pouco mais sobre elas?

Flores

As flores são tão importantes na decoração de casamento que chegam a representar metade do orçamento destinado para decorar a festa. Elas vão adornar desde o caminho da noiva na igreja ou na própria casa de festa, até os arranjos de mesa e colunas do salão.
flores-decoracao-baronesa-cerimonial-topo

Para que tudo fique perfeito, aqui vai a dica de ouro: nunca use flores de plástico! Mesmo que elas barateiem o orçamento, também vão acabar deixando a própria decoração do casamento mais pobre.

Uma boa saída para economizar um pouco no orçamento é fazer a decoração do casamento com flores do campo ou com as flores da estação. Por exemplo, agosto é o mês de flores como a tulipa e o girassol, logo, nesta época, essas flores estarão mais baratas. Escolher as flores da estação é ainda uma maneira sustentável de ajudar o meio ambiente, pois respeita o próprio ciclo da natureza. Quer coisa melhor?

Existem ainda as flores nobres, como os lírios e as rosas, que costumam ser mais caras em qualquer época do ano. A dica aqui é combina-las em arranjo com outras flores ou folhas, como, por exemplo, a hera. Fazer um cordão de isolamento em hera, além de lindo, também ajuda a complementar a decoração floral, pois quebra o colorido das flores com um pouco de verde.

Assim como as cores, as flores também transmitem uma série de significados e sentimentos. Uma das flores mais utilizadas em casamento, as gérberas transmitem o sentimento de simplicidade. Já os lírios, também muito presentes nas cerimônias significam pureza, respeito e virtude.


As imagens que ilustram esse post foram retiradas da rede de inspirações Pinterest

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *