Dicas para casa nova: organizando sua despensa!

Você já fez suas primeiras compras para casa nova!!!!! Mas aonde você vai guardar isso tudo?! E como você vai guardar isso tudo?!

A sua despensa, seja ela um cômodo planejado para tanto ou um armário humilde na cozinha, deve ser organizada de forma que facilite sua vida na hora de encontrar os alimentos e também de modo que se evite o desperdício com vencimento de produtos esquecidos no fundo da prateleira.

1) Como deve ser sua despensa?

A despensa será um local para armazenamento de alimentos que não necessitam de refrigeração, deve ser arejado, em teoria deve se evitar incidência de sol, não ser úmido e evitar proximidade com o fogão. Na minha casa, a despensa só não tem umidade, então se não conseguir cumprir todas essas regras relaxe.

Realmente não é bom que os alimentos sofram mudanças bruscas de temperatura, o que a incidência direta do sol e proximidade do fogão podem ocasionar, mas sendo inevitável, uma solução é acondicionar os alimentos em potes de vidro ao invés de deixar em suas embalagens originais após abertos, assim evita que apareçam aqueles bichinhos, carunchos e prolonga sua vida útil.

2) Organização interna

Separe as prateleiras por categoria de alimentos e sua utilidade, por exemplo: café da manhã, conservas e enlatados, farinhas e cereais, temperos, etc. Dessa forma fica mais fácil na hora de achar, veja sempre o que funciona melhor para a dia a dia da sua casa. Caso você não tenha espaço para colocar cada categoria em uma prateleira, setorize, em uma mesma prateleira separe um espaço só para café da manhã, outro para farinhas e cereais e assim por diante.

3) Armazenando alimentos abertos

Como disse gosto de guardar os cereais e farinhas em potes depois de abertos, caso não tenha esses potes deixe os sacos fechados com prendedores. Pode usar aqueles específicos ou até mesmo clips e pregador de roupa. Uma coisa que também gosto de usar são aquelas seladoras de pacotes que vendem em qualquer revistinha de utilidades. Eles vedam bem os alimentos e conservam.

Os potes acabam sendo um investimento, pois apesar de serem caros podem economizar na conservação maior do alimento e fazer ganhar espaço e organização dentro do armário, dê preferência aos quadrados por você pode encaixar melhor dentro do armário. Compre de vários tamanhos, para colocar produtos que você geralmente compra em quantidades varias como, o sal por exemplo que um quilo vai durar uma eternidade e não ocupa um pote tão grande como a farinha de trigo.

É sempre bom etiquetar os potes para saber o que tem dentro e quanto tempo está ali, tendo também um controle do que tem na despensa e o que vai ter que entrar na sua próxima lista de compras.

Sempre bom lembrar que produtos de limpeza e de higiene pessoal não devem ser armazenados junto com os alimentos, devendo ter um armário especifico para eles. Sendo que os medicamentos e higiene pessoal não devem nem ser armazenados na cozinha.

4) Dicas gerais

Na hora de organizar suas prateleiras coloque sempre os produtos com validade próxima na frente ou à mostra, assim você evite que eles vençam antes de serem usados, o que já tinha fica na frente e o que foi recém comprado fica atrás.

Gosto de ter uma prateleira especifica para papel toalha, guardanapo, papel alumínio, essas coisas, sempre deixando na ultima prateleira lá de cima, pois são coisas que usamos menos, e deixo mais à vista produtos de uso diário como leite em pó, açúcar, achocolatado, torradas, arroz, feijão…

Nessa ultima prateleira costumo colocar também embalagens de óleo, suco de caixinha, azeite, produtos com embalagens grandes que comprou em quantidade maior do que a que está em uso.

Gosto de usar cestas organizadoras para itens menores como temperos, condimentos e essências, sempre separando por função. Por exemplo coloco a baunilha junto com o fermento em pó e alguma outra essência e o fermento para pão coloco junto com temperos e especiarias.

Essa é a foto do antes e depois do meu armário. Viram como faz diferença deixar tudo organizado?

dica-noiva-cerimonial-novaiguaçu-assessoria-chadepanela-riodejaneiro-noiva2015

Não é nenhum bicho de sete cabeças! Dá para organizar sem se descabelar. E vocês como gostam de organizar a despensa? Qualquer dúvida só me mandar um email que vai ser um prazer responder!

[email protected]

Beijos e até mês que vem!

Untitled-3 copy (1)

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *