Primeiras compras no mercado – Degustando Idéias

Por segunda-feira, abril 13, 2015 2 No tags

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Você já tem uma cozinha linda, cheia de utensílios novinhos em folha e prontos para serem usados, mas sua despensa está mais vazia que carteira em fim de mês e você precisa ir à compras no mercado!!!

Não vale chamar a mãe e pedir para comprar para você, pois isso não pode durar para sempre e você precisa aprender a fazer as compras.

As primeiras compras geralmente são difíceis de fazer já que a casa não possui uma rotina ainda e não há ao certo como saber o que comprar mais, ou menos e o que vai dar certo para a sua casa.

Eu fiz umas compras tão grandes no primeiro mês de casada que devo ter coisa até hoje na despensa, mas tenho uma amiga que só comprou pão de forma e frios, dois extremos de pessoas sem experiência!

 

Hoje eu e minha amiga já sabemos o que funciona para cada uma e aos poucos você também vai saber qual a melhor opção para a sua casa.

 

Porém para ajudar há algumas coisas que podem parecer bobas, mas que fazem diferença, primeira:
  • NUNCA, eu disse nunca vá ao mercado com fome, isso pode parecer a maior historia para boi dormir que você já ouviu mas faz diferença sim, tudo fica parecendo melhor e imprescindível ter em casa.
  • Se possível faça cardápios semanais, aqui nesse post eu ensino como fazer, pois com base neles fica bem mais fácil elaborar uma lista de compras;
  • Sempre que for fazer novas compras anote tudo que ainda possui na sua despensa, pois assim facilita para fazer um controle dos alimentos e evitar desperdícios ao comprar coisas desnecessárias.
  • Aos comprar os ovos verifique se estão todos intactos na cartela.
  • Como o bom é consumir os legumes e verduras frescos, busque comprar os mesmo semanalmente, assim não se corre o risco de vê-los estragar na geladeira. O mesmo se aplica para as frutas.
  • As carnes para consumo diário devem ser preferencialmente cortadas ou moídas e pesadas na hora, as expostas por muito tempo podem se contaminar com maior facilidade por causa da maior exposição às bactérias. Devem estar armazenadas em baixa temperatura. Nunca compre carnes expostas em balcões sem refrigeração!
  • Carnes de frango devem estar resfriadas ou congeladas e embaladas individualmente. A pele deve estar com coloração clara e o odor deve ser neutro.

 

  • Os peixes e frutos do mar são alguns dos ingredientes que requerem maiores cuidados, pelo fato de serem altamente perecíveis e com grandes possibilidades de contaminação, por isso compre somente de fornecedores de confiança. Pescados não devem ficar expostos em balcões por mais de dois dias e verifique se o balcão está bem refrigerado e se o peixe está exposto sobre uma camada de gelo. Verifique as guelras para ter certeza de que estão com uma coloração avermelhada e brilhante. A carne do peixe deve ser firme ao toque, isto é, apertando-se com o dedo indicador, a carne deve voltar imediatamente. Se ficar uma marca funda, o peixe não está bom. Outra dica é verificar os olhos do peixe, que devem estar brilhantes.
  • No caso dos enlatados verifique a data de fabricação e a validade, e evite comprar produtos cujas latas estão amassadas, danificadas ou estufadas.
  • Os ingrediente secos, devem ser de ótima procedência e qualidade, além de estarem em bom estado de conservação, livres de umidade, de bolor ou de qualquer outro problema, e deve se verificar se as embalagens estão bem fechadas.
  • Calcule a quantidade por pessoa, por exemplo uma quantidade média de proteína(carne, peixe, porco ou frango) por pessoa por refeição é de 250g/300g, então se for comprar carne para duas pessoas só jantarem durante uma semana compre cerca de 2kg. Abaixo segue uma tabela de quantidades.
Alimento Quantidade por pessoa
Proteína 250g
Vegetais 100g
Grãos 40g cru
Massas 100g como prato principal/50g como acompanhamento

 

Deixo com vocês uma sugestão de lista, mas como já disse para as quantidades o ideal é ter em mente a rotina da casa, quantas refeições vocês fazem em casa e quantos dias por semana, e claro o gosto alimentar de cada um.

 

MATINAIS
(    )Açúcar (    )Adoçante
(    )Café (    )Chás diversos
(    )Leite em pó (    )Achocolatado
(    )Cereais (    )Biscoitos
(    )Torradas (    )Geleia
(    )Mel (    )Pão
LEGUMES E VERDURAS
 (    )Agrião (    )Alface
(    )Alho (    )Batata
(    )Beterraba (    )Brócolis
(    )Cebola (    )Cebolinha
(    )Salsa (    )Cheiro Verde
(    )Cenoura (    )Chuchu
(    )Couve (    )Couve-flor
(    )Espinafre (    )Mandioca/Aipim
(    )Pimentão (    )Repolho
(    )Rúcula (    )Tomate
(    )Vagem
FRUTAS
(    )Abacaxi (    )Ameixa
(    ) Banana (    )Caqui
(    )Laranja (    )Limão
(    )Maça (    )Mamão
(    )Melão (    )Tangerina
(    ) Morango (    )Pera
(    )Pera (    )Uva
AÇOUGUE E CONGELADOS
(    )Carne Moída (    )Carne cortada em Bifes
(    )Carne Peça (    )Carne Medalhão
(    )Frango (    )Congelados
(    )Peixes (    ) Carne de Porco
ENLATADOS
(    )Atum (    ) Sardinha
(    ) Azeitonas (    ) Palmito
(    ) Creme de leite (    )Milho verde
(    ) Cogumelo (    )Molho de tomate
(    )Ervilha (    )Leite condensado
(    )Sardinha (    )Tomate seco
(    )Creme de leite
MERCEARIA
(    )Arroz (    )Feijão
(    )Azeite (    )Fermento
(    )Amido de Milho (    )Farinha de rosca
(    )Farinha de trigo (    )Ketchup
(    )Farinha de mandioca (    )Maionese
(    )Farinha de milho (    )Mostarda
(    )Fubá (    )Macarrão (diversos tipos)
(    )Lentilha (    )Pipoca
(    )Molhos diversos (    )Sal
(    )Óleo de soja ou girassol ou canola (    )Temperos
(    )Queijo ralado (    )Vinagre
(    )Massa pronta para lasanha (    )
LATICÍNIOS
(    )Manteiga (    )Margarina
(    )Requeijão (    )Ovos
(    )Queijos diversos (    )Frios diversos
(    )Leite (    ) Iogurte

Beijos e até mês que vem!

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2 Comments
  • Carol Pedreira
    abril 16, 2015

    Que post maravilhoso! Vai me ajudar bastante, e essa lista no final é maraaa!

    • Andressa Santos
      abril 20, 2015

      Que bom que gostou, Carol! Acompanhe também o blog Degustando idéias! <3

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